Como plantar

Cultivo de Alface – Tipos, Características, Solo, Plantio, Colheita!

plantio de alface

Cultivo de Alface – Tipos, Características, Solo, Plantio, Colheita. Além do mais, confira agora como pode se dá o processo de cultivo de alface. Uma folha fácil, que cresce rapidamente em todo o mundo, a alface pode ser colhida durante todo o ano. Seja em terra aberta, em vasos e recipientes ou dentro da proteção de uma estufa em partes frias do país.

cultivo de alface
cultivo de alface

Uma das plantas mais fáceis e mais instantaneamente gratificantes. Que você e qualquer jovem jardineiro possa ter por perto pode semear.

Além de ser um ingrediente essencial de salada, a alface encontrou seu caminho para sabonetes e loções para a pele. Assim também particularmente para o tratamento de queimaduras solares.

Principais Tipos:

Existem variedades de alface adequadas para o plantio em nossas diferentes estações. Portanto você pode cultivar alface ao ar livre na maior parte dos meses do ano.

Mas terá dificuldades especialmente em partes mais frias, entre junho e setembro, sem a proteção de uma estufa.

Alface Chinesa Mizuna:

Também conhecida como ‘Romaine’, folhas firmes e crocantes que formam um coração denso no centro.

Paris:

Alface atrás de saladas Caesar com a cabeça alta e cônica de folhas verdes claras e coração branco e fresco.

Lettuce Freckles:

Variedade de herança com luz verde atraente coberto de sardas vermelhas. Além de ter calor tolerante tão bom para os jardins ensolarados de verão.

Loosehead:

Estas são variedades de crescimento aberto com folhas soltas. Mas que não formam uma cabeça firme e nítida, mas são suave no sabor.

Lollo Rosso:

É uma variedade de herança com folhas onduladas abundantes, que são verde-claras na base e vermelhas nas pontas.

Butterhead:

Estes são geralmente alfaces menores, e são adequados para o crescimento de contêineres ou jardins com espaço restrito.

Buttercrunch:

Que forma uma cabeça pequena e arredondada com folhas crocantes que permanecem doces. Mesmo quando as plantas estão maduras, bom para o ano todo crescendo.

Thom:

Variedade de herança de polegar, que produz plantas pequenas e compactas. Porém doce e saboroso, ótimo para o crescimento de contêineres e pequenos jardins.

Crisphead:

Também conhecido como ‘Iceberg’, essas grandes alfaces com corações densos de folhas crocantes. Tolerante ao calor do verão.

Variedade de herança de grandes lagos que produz uma grande cabeça arredondada de folhas verdes escuras. Resistente ao calor – por isso, uma boa variedade de verão.

King Ice:

Folhas frescas e doces, cresce bem no verão. Mas é melhor cultivada nos meses mais frios.

Características:

As alfaces gostam de um local ensolarado, mas tendem a murchar e ficar amargas se ficarem com muito sol no verão. Portanto se seu enredo ficar cheio o sol o dia todo, tente oferecer um pouco de sombra durante a parte mais quente do dia. Ou plante suas alfaces entre outros vegetais.

As alfaces crescem tão rápido que muitas vezes são semeadas como uma ‘cultura de colheita’ que amadurece muito antes. Enquanto as plantas mais vizinhas, são mais lentas, como milho, cenoura, tomate, repolho e feijão.

Se você plantá-los em recipientes, você pode escolher o seu local. Pois elas não precisam de muito solo para que você possa cultivá-los em um balde.

Solo:

Alfaces como um solo rico retém umidade. Este tipo de mistura deve ter partículas visíveis de material orgânico podre através dele.

Bem como, composto de cozinha, esterco apodrecido e afins, que fornece nutrientes e ajuda a reter a água.

Porque são relativamente de rápido crescimento, alfaces verdes são comedores famintos e precisam de nutrientes que vêm do orgânico. Especialmente se eles vão ser exuberantes e suculenta.

Dê ao seu solo uma boa escavação antes de semear. De modo que não haja grandes protuberâncias que possam impedir as sementes germinadas.

Semear:

As alfaces são melhor semeadas diretamente nos canteiros ou nos recipientes do jardim. Mas podem ser semeadas em bandejas, para se ter uma vantagem antes de a primavera se aquecer.

Isso também dá a eles mais chance de suportar o ataque de lesma e caracol (esses fãs de salada podem tirar pequenas mudas durante a noite).

  1. Portanto arraste o dedo, use vara ou a alça da pá na superfície do solo para fazer um canal ou perfurar.
  2. Alternativamente, espalhe a semente sobre a área escolhida. Assim polvilhe as sementes para que você possa ver uma largura de cada dedo.
  3. Escove o solo de volta através de suas sementes e suavemente firme com a pressão da mão leve. Bem como se estivesse pressionando um sanduíche antes de cortá-lo.
  4. Em seguida, regue com um regador equipado com um encaixe de chuveiro.
  5. À medida que suas mudas se desenvolvem, mantenha o solo úmido. Mas com regagem adicional se as condições estiverem secas.
  6. Idealmente, quando estiver feito, cada planta terá uma distância total da mão. Mas se você está plantando em fileiras, eles devem estar a cerca de 30 centímetros um do outro.
plantio de alface
plantio de alface

Dicas de Plantio:

Se você está plantando mudas, coloque-as a uma distância de uma mão. Pois mudas podem ser protegidas contra chuva e ataque de lesmas com garrafa de suco. No entanto podem ser removidos quando a folhagem se torna restrita por eles.

Cuidados:

Fique de olho nos danos das lesmas, as mudas são particularmente suscetíveis e podem ser eliminadas durante a noite. Caso você ver evidências de ataque, vá em uma caçada e use métodos de controle de lesma.

Evite usar líquidos nas plantas que você pretende ingerir dentro de 24 horas. Pois você pode ingerir bactérias que, embora sejam boas para o seu jardim. Podem não receber uma recepção calorosa do seu sistema digestivo.

Colheita:

Muitas alfaces podem sustentar a estranha folha externa sendo furtada enquanto amadurecem. Assim variedades Crisphead, Butterhead e Cos estão prontas para o corte, quando você segura suavemente a cabeça e sente uma resistência firme e frondosa.

Variedades de folhas soltas, como a ‘Oakleaf’, podem ser furtadas constantemente sem tirar toda a planta.Tente variedades diferentes para prolongar seus dias de salada.

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.