Como plantar

Cultivo de Mirtilos: O que é, Características, Plantio, Colheita!

plantar mirtilo

Cultivo de Mirtilos: O que é, Características, Plantio, Colheita. Além do mais, saiba agora, como é se dá o processo de cultivo de mirtilo. Mirtilos são deliciosos, possuem altos teores de antioxidantes de todas as frutas e legumes. Além disso, estas bagas azuis escuras e arredondadas são uma adição saudável ao muesli, panquecas, bolos e pudins.

Os mirtilos são muito versáteis coma-os frescos, preserve-os ou congele-os. Mirtilos crescem em arbustos que podem ser plantados em pequenos grupos ou em fileiras como uma cobertura. Portanto saiba como é feito cultivo de mirtilo:

plantar mirtilo
plantar mirtilo

O que é Mirtilo?

Nome: Mirtilos, Vaccinium sp.

Altura: Tipicamente 1 a 2 m, dependendo da variedade

Folhagem: Caduca ou sempre-verde, dependendo da variedade e do clima.

Clima: Adequado para a maioria dos climas. Incluindo climas temperados frios, temperados quentes, áridos / semi-áridos e sub-tropicais.

Algumas variedades são mais adequadas para áreas mais quentes do que outras. Pois devido a menores exigências de frio (menos dias frios necessários para definir a fruta).

Solo: Os mirtilos precisam de uma boa drenagem e preferem um solo enriquecido com composto e estrume decomposto. Mas os mirtilos precisam de um solo ácido para prosperar, preferindo um pH do solo de cerca de 4-5.

Posição: pleno sol, protegido de ventos fortes.

Floração e frutificação: pequenas flores em forma de sino são produzidas no início e no final da primavera, com frutas seguindo na primavera e no verão.

Alimentação: Aplique libertação lenta de camélia e fertilizante em azálea mola ou conforme indicado.

Rega: As plantas envasadas requerem regagem diária. Enquanto as plantas do jardim precisam de regagem a cada 2-3 dias, dependendo do tempo e do solo.

Plantio:

  • Mergulhe as plantas na água antes de plantá-las.
  • Prepare a área de plantio.
  • O solo deve ser livre de ervas daninhas e bem cavado até pelo menos a profundidade de uma pá completa.
  • Adicione o composto bem podre e turfa, se necessário e misture com o solo do jardim circundante.
  • Remova cuidadosamente as plantas de mirtilo dos recipientes. Assim virando-as de cabeça para baixo e segurando a planta na base do caule com a mão espalhada.
  • Bata no fundo do recipiente até que a planta e sua raiz se soltem. Lidar com plantas pela bola de raiz para evitar danos aos caules e raízes rasas.
  • Coloque a planta de mirtilo em um buraco. Mas antes confira se é maior do que o recipiente em que ele chegou.
  • Encha de volta ao redor da raiz, certificando-se de que não haja bolsas de ar.
  • Para adubar use água e palha, ou cascas raladas, materiais orgânicos.
  • Quando os mirtilos são cultivados em recipientes, eles devem ser constantemente monitorados. Pois é preciso garantir que o solo esteja úmido especialmente em climas secos.

Cuidados:

Mantenha as plantas livres de ervas daninhas e mantenha os níveis de umidade constantes. Porquanto é especialmente importante nas semanas durante as quais as bagas incham e amadurecem.

No primeiro ano você pode esfregar todas as flores para que as plantas coloquem energia em produzir raízes fortes.

Fertilização:

Dependendo de quão bem você adubou o solo, você pode dar um impulso extra às suas plantas em desenvolvimento. Bem com um pouco de suco líquido de algas ou vermes a cada 4 a 6 semanas.

Se você mantiver uma camada rica de nutrientes em sua base. Certamente isso deve dar a eles tudo o que precisam nos primeiros anos, à medida que se estabeleçam.

Armazenamento:

Os mirtilos não devem ser lavados antes de serem armazenados, pois isso os fará apodrecer. Porém mantenha na geladeira por até duas semanas.

Para congelar, coloque bagas recém-colhidas e não lavadas em um prato ou bandeja no freezer. Quando eles congelarem, adicione-os a um saco.

Repita este processo durante um período de tempo até que você tenha congelado e armazenado à quantidade que quiser.

cultivo de mirtilo
cultivo de mirtilo

Colheita:

As frutas são formadas entre o início do verão e o outono, dependendo da variedade. Assim as bagas mudam de verde para rosa, para azul escuro, que é a cor madura deles. Portanto eles devem ficar doces dentro de cerca de sete dias depois de ficarem azuis.

Caso contrário é melhor continuar tentando todos os dias, até que o sabor fique totalmente doce e suculento.

Plantas jovens podem produzir em torno de 200 gramas de frutas no primeiro ano. Portanto este peso deve dobrar a cada ano até que as plantas estejam completamente desenvolvidas.

Assim produzir de 3 kg a 10 kg de frutas em uma estação. Continue escolhendo para incentivar mais frutas para amadurecer.

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.