Como plantar

Como Plantar Cenoura em Casa – Plantio, Cultivo e Colheita!

Como Plantar Cenoura em Casa

Como Plantar Cenoura em Casa – Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, Cenouras cultivadas no jardim são cheias de sabor e textura. No entanto, os jardineiros vão reclamar que suas cenouras não crescem em linha reta. Nós vamos lhe dizer como plantar e cultivar as cenouras corretamente.

As cenouras são vegetais de raízes que podem ser cultivadas em muitos climas e também são de longa duração. Eles preferem ser cultivados durante os fins mais frios da estação de crescimento de primavera e outono.

Como Plantar Cenoura em Casa
Como Plantar Cenoura em Casa

A raiz das cenouras é rica em açúcar e uma grande fonte de vitaminas e caroteno. Nem todas as cenouras são laranja, variedades variam em cor de roxo para branco. Então, veja Como Plantar Cenoura em Casa – Plantio, Cultivo e Colheita!

Como Plantar Cenoura em Casa – Plantio, Cultivo e Colheita:

Como Plantar Cenoura em Casa:

Prepare a sementeira para as cenouras antes de semear! Veja mais sobre como preparar o solo abaixo.

  • Espere até que o solo tenha secado antes de cavá-lo.
  • Planeje plantar sementes ao ar livre de 3 a 5 semanas antes da última data de geada da primavera. Encontre aqui as datas locais para congelamento.

Dica: Plante sementes adicionais a cada 3 semanas ou mais para várias colheitas.

  • Plantar as sementes de cenoura com 3 a 4 polegadas de distância entre as fileiras. As linhas devem ter pelo menos 30 cm de distância.
  • Cubra as sementes recém-semeadas com areia ou terra fina que não se formem quando estiverem secas.
  • Mantenha o solo úmido com freqüentes regas rasas. O solo não pode formar crosta para que pequenas sementes de cenoura germinem. (Se você colocar o dedo no chão, ele deve estar úmido, mas não molhado, na junta do meio).
  • As cenouras às vezes são lentas para germinar. Eles podem levar de 2 a 3 semanas para mostrar qualquer sinal de vida, então não entre em pânico se suas cenouras não aparecerem imediatamente!
  • Cenouras são melhor cultivadas em pleno sol, mas podem tolerar uma quantidade moderada de sombra. As cenouras cultivadas na sombra não serão tão robustas quanto aquelas a pleno sol, no entanto.
  • Forneça sombra para as sementes plantadas no meio do verão, para que o solo não aqueça. Velo de jardim fará este trabalho.

Como Cultivar Cenoura:

Como Plantar Cenoura em Casa
Como Plantar Cenoura em Casa

Uma das coisas mais importantes a considerar quando cultivar cenouras (e outras verduras) é a condição do solo. Siga estas orientações para garantir uma colheita saudável de cenoura:

  • Certifique-se de que seu solo esteja livre de pedras. As pedras obstruem o caminho das raízes de cenoura, o que pode resultar em uma safra atrofiada e deformada.
  • Até seu solo antes de plantar. As cenouras precisam de um solo solto e profundo, que possam passar facilmente.
  • Use o tipo certo de solo. As cenouras crescem melhor em solos arenosos ou argilosos (em oposição ao solo argiloso ou siltoso), portanto adicione areia, se necessário.
  • Evite usar esterco ou muito fertilizante. Você já viu uma cenoura que cresceu “pernas” ou bifurcou? O esterco fresco, ou mesmo o estrume apodrecido recentemente aplicado, pode fazer com que as cenouras bifurcam e enviem pequenas raízes laterais. Não use antes de plantar suas sementes de cenoura.

Colheita:

As cenouras devem estar maduras e prontas para a colheita em cerca de 2 a 4 meses, ou quando atingirem pelo menos ½ polegada de diâmetro. Você pode colher sempre que a maturidade desejada for atingida.

Se você estiver cultivando cenouras na primavera e no início do verão, a colheita antes das temperaturas diárias fica muito quente, pois o calor pode fazer com que as raízes de cenoura cresçam.

As cenouras têm um sabor muito melhor depois de algumas geadas. (Uma geada estimula a planta a começar a armazenar energia – açúcares – em sua raiz para uso posterior).

Após a primeira geada forte no outono, cubra as fileiras de cenoura com uma camada de 50 cm de folhas para preservá-las para a colheita posterior.

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.