Controle de Pragas

Como Controlar e Evitar Ferrugem na Sua Plantação!

ferrugem na plantação

Como Controlar e Evitar Ferrugem na Sua Plantação. Além do mais, saiba agora como você pode controlar e evitar ferrugem na plantação. Este problema altamente infeccioso e grave para as plantas, destrói rapidamente a folhagem e a fruta.

Esporos fúngicos são transportados pelo ar, e são particularmente prevalentes durante o clima quente e úmido. Mas sendo comum no final do verão, quando as plantas estão amadurecendo.

ferrugem na plantação
ferrugem na plantação

As plantas em maior risco são aquelas com folhagem densa e má circulação de ar. No caso dos tomates, significa que aquelas plantas com folhagem que não tenham sido controladas.

Assim podem beliscar as laterais durante o período que antecedeu a frutificação. Portanto reduz o fluxo de ar em torno das plantas e cria condições ideais para que a praga se sustente.

Se você notar manchas parecidas com sardas aparecendo nas folhas com um halo esbranquiçado. Além de amarelo ao redor delas e manchas marrons escuras nas hastes, suas plantas terão ferrugem.

Em seguida a folhagem começa a murchar e as frutas desenvolvem manchas mofadas e descoloridas.

Características da Ferrugem:

  • Doença fúngica devastadora
  • Afeta tomates e batatas durante o tempo úmido
  • Espalhe por esporos no ar e nas mãos e ferramentas
  • Marcas pretas nas hastes e manchas escuras com anéis amarelos nas folhas
  • Todas as plantas afetadas devem ser removidas
Controlar e Evitar Ferrugem na Plantação
Controlar e Evitar Ferrugem na Plantação

Como Controlar Ferrugem:

  • Não há muito o que pode ser feito uma vez que uma infecção é detectada. Além de uma rápida colheita de produtos não afetados, remoção de plantas inteiras e disposição sanitária de toda a folhagem no lixo doméstico.
  • Pois se você adicionar folhagem infectada à sua pilha de adubo, você espalhará esporos infecciosos através de seu composto.
  • Pode ser que as garrafas há muito aguardadas de molho caseiro de tomate tenham que ser substituídas por frascos de tomate verde.
  • Caso você tenha sofrido com ferrugem em qualquer parte do seu jardim. Evite plantar batatas ou tomates na área afetada por pelo menos dois anos. Além do mais todos os esporos restantes devem ter morrido.

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.