Como plantar

Cultivo do Caqui – Tipos, Características, Plantio, Colheita!

Por Alan Costa, em 23/07/2019
cultivo de caqui

Cultivo do Caqui – Tipos, Características, Plantio, Colheita. Além do mais, saiba agora como se dá o processo de cultivo do caqui. Os caquis são uma fruta com sabor e textura próprios, eles têm um visual exótico e sabor. Mas eles podem ser cultivados na maior parte do país.

cultivo de caqui
cultivo de caqui

Caquis são uma boa fonte de vitamina A e antioxidantes, eles são consumidos frescos, pele e tudo, mas as sementes duras são retiradas. Além disso, caquis também preservam bem e são bons em compotas, e pudins.

Os caquis crescem para formar uma árvore de tamanho médio que pode ser altamente produtiva. Assim existem duas variedades, uma adequada para climas frios, com frutas que devem ser macias antes de comer.

Uma adequada para climas mais quentes, com frutas que podem ser comidas como uma maçã quando fritas. Confira como é feito o cultivo do caqui:

Características do Caqui:

  • Crescer em todo o país
  • Árvore de folha caduca de tamanho médio
  • Solo fértil com boa drenagem
  • Posição ensolarado
  • Colheita de outono inverno

Tipos de Caquis: 

Existem boas variedades para partes frias e quentes do país. Pois variedades tolerantes ao frio produzem frutas adstringentes que são comidas quando nítidas. Mas as variedades quentes e tolerantes produzem frutos não adstringentes que são comidos quando macios.

Caqui Hiratanenashi:

produz frutos não adstringentes, muito doces e suculentos. Uma variedade popular, boa em áreas mais frias.

Caqui Fuyu:

Produz grandes frutas firmes, adstringentes e alaranjadas no início do inverno. Pois a carne é laranja claro, tem um sabor suave e doce. Assim também é de fácil armazenamento, e pode se beneficiar da polinização cruzada.

Solo:

As árvores gostam de uma posição aberta e ensolarada, com boa circulação de ar. Mas protegidas dos fortes ventos predominantes. Portanto colocá-los onde você poderá desfrutar facilmente andando em volta deles e garantir o acesso.

As árvores plantadas em gramados ou pomares de gramíneas crescerão melhor se a grama for removida de um círculo em torno de seu caule. Assim os caquis gostam da maioria dos solos férteis e bem drenados, desde que não sejam muito arenosos.

Plantio:

Os caquis beneficiam-se de serem cortados no momento do plantio. Assim ao remover a ponta em crescimento, você pode estimular a produção de um sistema radicular forte.

Se sua planta é uma haste única, corte-a de volta até a altura do joelho. Pois se tiver vários caules, corte cada um deles pela metade.

  1. Antes de plantar, faça um buraco cerca de 20% maior, do que o tamanho do recipiente em que a planta entra.
  2. Encha-se com composto bem-apodrecido, esterco apodrecido e alguma areia grossa ou pedra-pomes finas para ajudar na drenagem.
  3. Misture com o solo do jardim no fundo do buraco. Assim mergulhe a árvore cultivada em contêiner antes de erguê-la suavemente.
  4. Verifique as raízes na raiz e solte qualquer que pareça ter crescido em volta do interior do vaso. Pois isso deve ajudá-las a fugir e a crescer no solo do jardim.
  5. Coloque a esfera da raiz no buraco e ajuste o solo por baixo. De modo que o nível do solo seja o mesmo que o nível do solo ao redor.
  6. Volte a encher com a mistura solo / adubo e firme com a pressão para baixo à medida que for.
  7. Conduza três estacas com espaçamentos uniformes ao redor do lado de fora da raiz.
  8. Usando uma corda apropriada, para árvores (mas definitivamente nenhum fio que possa danificar a casca e as hastes). Prenda a haste da árvore a uma altura do joelho acima do solo.

Cuidados do Caqui: 

  • Molhe ao redor da base de suas árvores jovens em períodos secos. Certificando-se de que o solo receba água suficiente para as raízes estarem totalmente encharcadas.
  • Forre com palha ao redor da base de árvores recém-plantadas. Especialmente se você tiver solo arenoso ou árvores são plantadas em gramados ou pomares.
  • Cubra um círculo tão largo quanto a propagação dos galhos com uma camada de adubo. Ou estrume apodrecido ou palha velha e reabasteça a cobertura quando necessário.
  • Certifique-se de que a camada de cobertura não toque no caule da árvore, pois isso pode causar a podridão.
  • Devendo ser feito nos primeiros três anos após o plantio. Depois disso, as raízes devem ter se espalhado o suficiente para obter umidade e nutrientes suficientes.

Fertilização: 

As árvores podem ser alimentadas com uma pitada de sangue e farinha de ossos ao redor da borda externa de sua linha de gotejamento na primavera. No entanto, se você mantiver o solo sob suas árvores livre de ervas daninhas. Assim quando seco isso deve ajudar a reduzir o quantidade de alimentação necessária.

Plantas cultivadas em recipientes podem precisar de alimentação mais regular. Bem com uma camada constante de cobertura de adubo mantida em todos os momentos. E uma pitada de farinha de sangue e ossos a cada primavera e outono.

Polinização:

As árvores geralmente são auto-férteis e são polinizadas por abelhas e outros insetos.

plantar caqui
plantar caqui

Colheita:

Dependendo da variedade e clima, a colheita é geralmente do outono para o inverno. Pois as árvores parecem muito atraentes quando perdem suas folhas e retêm frutos.

As frutas estão prontas quando mudam de cor amarela para laranja. Assim podar, cortando o caule perto de cada fruta, pode ajudar para que eles saiam com seu cálice.

Já variedades adstringentes de clima frio, são colhidas quando elas começam a amolecer. Após amadurecer da árvore para dar sabor e textura mais suaves.

Seu sabor melhora com alguns dias de ser armazenado à temperatura ambiente. Portanto manuseie as frutas com cuidado quando estiver colhendo para evitar contusões.

Armazenamento:

Ambos continuarão a amadurecer uma vez colhidos e a doçura e textura podem melhorar após um dia ou mais à temperatura ambiente. Mantenha-os na geladeira e eles devem ficar bons por algumas semanas.

Exit mobile version