Como plantar

Cultivo de Bananeira: O que é, Plantio, Cultivo, Colheita!

Por Alan Costa, em 22/07/2019 (atualizado em 30/05/2022)
cultivo de bananeira

Cultivo de Bananeira: O que é, Plantio, Cultivo, Colheita. Além do mais, confira agora como você fazer todo processo de cultivo da bananeira. As plantas de banana podem ser uma adição deliciosa ao jardim mas podem ser muito mais demasiado.

Surpreendentemente fácil de cultivar e uma planta de paisagem útil. Mas bananas merecem ser incluídas em muito mais hortas domésticas.

cultivo de bananeira
cultivo de bananeira

O que Você Precisa Saber Sobre Bananeiras?

Nome: Banana (espécie Musa e cultivares)

Tipo de Planta: Perene que cresce a partir de um grande rizoma.

Altura: 5+ metros, mas variedades de casas e jardins de 2 a 4 metros.

Folhagem: Muito grande, 3 metros de comprimento por 50 cm de largura. Luz, verde exuberante, veias proeminentes e costela média.

Clima: Tropical, sub-tropical, morno temperado e quente micro-climas em clima temperado fresco.
Solo: profundo, rico com umidade confiável. Pode se adaptar a praticamente todo o solo arenoso.

Posição: pleno sol, protegido dos ventos.

Floração e frutificação: Varia com variedade e localização.

Alimentando: Exija alimentação regular com fertilizante de liberação controlada e matéria orgânica.

Rega: Deve ter umidade confiável, mas não tolera o encharcamento.

Características da Bananeira:

Tronco carnudo ereto que muitas vezes é parcialmente coberto por velhas bases foliares. Além de folhas individuais podem ser enormes, com três metros ou mais de comprimento por 50 cm de largura.

As folhas têm uma bela cor verde-limão e podem ter manchas de variações mais escuras sobre elas. Enquanto nas manchas expostas, as folhas podem ficar rasgadas. veja também os benefícios da banana vermelha.

Camadas de bainhas purpúreas protegem cada camada de flores, essas camadas de flores se tornarão “mãos” de bananas. Assim um sino roxo pendente é frequentemente retido no final do caule da flor.

Nem todas as bananas são espécies imponentes. Existem algumas variedades que só crescem para cerca de dois metros. Há também o tipo de banana vermelha e é muito rica em nutrientes.

Dicas de Plantio:

Tenha em mente o seguinte ao plantar uma bananeira:

  • Adicione bastante adubo bem ou composto no momento da plantação.
  • Melhore o solo em uma área grande, pelo menos três a quatro vezes a largura do pote e duas vezes a profundidade do pote.
  • Aplique um fertilizante de liberação controlada de qualidade.
  • Palha pesadamente, mas assegure-se de que esteja bem longe do caule.

Dicas de Cuidados e Manutenção Regular:

  • Mantenha a sua bananeira bem regada durante o tempo quente e seco.
  • Regue regularmente a cobertura morta.
  • Corte as folhas quando morrem.
  • Alimentação líquida regularmente.

Como a flor desenvolve a forma de pequenas frutas e está apontando para baixo. Assim que eles começam a virar para cima, coloque uma sacola sobre o grupo em desenvolvimento. Pois isso mantém os pássaros e os morcegos longe das frutas.

Você pode comprar capas especializadas ou simplesmente cortar a base de um saco de lixo resistente para jardim com um tampo de cordão. Assim coloque a fruta e proteja-a.

Ao colher, pegue as bananas de uma só vez enquanto elas começam a amadurecer mais rápido depois de colhidas.

Então se você escolher todo o grupo de uma só vez, você pode se encontrar com 30+ quilos de bananas amadurecendo ao mesmo tempo.

Condições:

As bananas são consideradas como uma planta tropical e subtropical. No entanto, elas podem crescer em micro-climas protegidos em zonas temperadas temperadas e até mesmo frias.

Para melhor floração e desenvolvimento de frutos, plante em uma posição que receba pleno sol. Bem como em áreas mais frias tente encontrar um local abrigado.

Nestes climas, o crescimento irá parar quando as temperaturas caírem abaixo dos 15°C. Observe que temperaturas abaixo de -4°C provavelmente matarão plantas.

Idealmente, o solo deve ser aberto, com drenagem livre. Porém as bananas tolerarão virtualmente qualquer tipo de solo, exceto arenoso ou pantanoso.

Exit mobile version